quinta-feira, 4 de março de 2010

Unidade e Vitoria

UNIDADE E VITÓRIA


Josué 1:1-18

No capítulo primeiro de Josué, vemos Deus chamando, convocando, reanimando, encorajando a Josué. Vemos Deus renovando a promessa “todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado” (vs. 3). É interessante notarmos que, neste momento da história, houve unidade de fé, de propósito, entre o povo de Israel, e isto se tornou um fator preponderante para a conquista da terra. Eu vejo neste capítulo, pelo menos três princípios importantíssimos para que nós como Igreja, buscando a unidade de espírito, possamos ter um ano frutífero, abençoado, vitorioso.

1) Precisamos confiar totalmente em Deus com relação ao futuro - vs. 5 Ah! Meus irmãos, como precisamos desta unidade: uma só fé, um só coração. O povo de Israel amargou a derrota, e por 40 anos esteve rodeando em torno da benção por causa da dureza de coração e da incredulidade (Hb. 3:19). Eu quero desafiar você, meu irmão, a continuar confiando totalmente em Deus. Se Ele nos plantou neste bairro, certamente também nos dará os frutos.

2) Precisamos aceitar o desafio sem temor do fracasso - vs.9

Sempre que há um novo caminho a ser aberto, conquistado; uma nova idéia a ser experimentada, aparece como um gigante, o temor do fracasso.

O povo de Israel aceitou o desafio de conquistar Canaã sem temor da derrota, veja isto nos versículos 10 a 15. Não é maravilhoso? Um só povo, um só Deus, um só propósito, marchando para a luta sem medo, marchando pela fé. Neste quase três anos de ministério temos enfrentado muitos desafios, com a certeza de que o amor, a unidade, lança fora todo o medo.

3) Precisamos superar nossas diferenças - vs. 16

Podemos notar que a murmuração, a rebelião, o negativismo e incredulidade faziam parte do passado. O povo de Israel entendeu que aquela era a hora de superar suas diferenças e marchar como um só homem, na busca de um objetivo comum. Alguns chegam a dizer: "eu confio no meu próprio coração - faço o que minha consciência manda". Só que o coração é enganoso (vs. 9 e 10). Desta forma, aquele que aparta o seu coração do Senhor, acaba na condição de arbusto no deserto. Fico pensando, irmãos, sobre o que torna as pequenas formigas e abelhas, um poderoso exército: a unidade. Em 1Co. 12:25, Paulo diz que os membros do corpo devem cooperar em favor uns dos outros. Se nós temos como objetivo, alvo, sermos uma família vivendo e pregando o Evangelho de Cristo, precisamos superar nossas diferenças, e vencer a indiferença.

Pr.Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário